Como Você se Enxerga?

Por Sueli Viana



Juízes: 8. 18 e 19. Então interrogou a Zeba e Zalmuna: “Como eram mesmo os homens que matastes em Tabor?” E eles prontamente responderam: “Pareciam contigo. Todos eles tinham o aspecto de filhos de rei!” E Gideão acrescentou: “Sim, eram meus irmãos, filhos de minha mãe!” E concluiu: “Juro pelo Nome do SENHOR que, se os tivésseis permitido viver, eu não vos mataria!” - Bíblia KJA Offline

Recomendo que leiam a História de Gideão em Juizes à partir do capítulo 6.
Para entendermos as atitudes das pessoas temos que considerar sua história de vida. Gideão era bem inseguro quando Deus o procurou. Depois de ter seus irmãos mortos pelos midianitas como o texto acima descreve, sua autoestima estava tão baixa que se a gente olhasse praquele homem escondendo trigo no lagar para não ser roubado pelos mesmos midianitas, enxergaríamos um homem cansado, desanimado, reclamando e que não teria a menor chance de vencer o inimigo na guerra e salvar a sua nação.

Mas é engraçado notarmos que nessa mesma hora de desânimo de Gideão, Deus se aproxima dele e diz: "O Senhor está contigo, valente guerreiro!" (Jz 6.12) Será que Deus mentiria a respeito da força de alguém? Com certeza não. Deus via Gideão como um valente guerreiro. E além da imagem que Deus tinha de Gideão, o versículo acima nos fala como os inimigos midianitas viam ele. "Pareciam contigo. Todos eles tinham o aspecto de príncipes".
Diante do inimigo Gideão e sua família tinham aspecto de nobreza, por isso eram subjugados, para que eles jamais se levantassem como príncipes que eram. O inimigo percebia o potencial deles. Mas depois desse duro golpe que Gideão recebeu vendo a fúria dos midianitas contra os seus irmãos, nós encontramos ele lá, escondendo comida no lagar, pra não tomar na cabeça novamente e ver o inimigo levando toda a colheita. Passivo diante da constante destruição que era causada em Israel.

Assim o nosso inimigo faz também. Ele tenta botar a nossa autoimagem bem longe da imagem e semelhança de Deus que deveríamos ter. Pra que não percebamos o quanto somos conquistadores. Para que não o vençamos.

Deus te deu uma armadura. Feriu gravemente o teu inimigo na cruz. Te deu identidade de príncipe. Autoridade de príncipe. Pra que você se levante contra satanás, o inimigo da tua alma. E não pra que viva na eterna defensiva. Veja a destruição que está sendo causada ao teu redor, você pode ser o Gideão medroso escondendo o trigo no lagar, ou pode ser o Gideão guerreiro, que acabou vencendo na força do Senhor e se tornando juiz em Israel, com aspecto de príncipe e valente. É só uma questão de se ver como Deus te vê!

Boa sexta pra nós, povo! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial