Desenforma, Reforma, Transforma

Por Sueli Viana



 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Esses dias surgiu uma discussão sobre o que é melhor, capitalismo ou socialismo. Não quero entrar nessa discussão aqui, porque na verdade, o único reino onde reina a justiça é o Reino de Deus. E saiba que não estou falando do céu. A igreja morna tem essa mania de jogar tudo pra longe, no tempo e no espaço. Quando no novo testamento se fala em Reino de Deus fala-se de uma maneira de viver onde a vontade de Deus é feita, isso engloba o aqui e o agora também. Repare que segundo o versículo, a vontade de Deus não é imposta, ela é disponível, e nós podemos experimentá-la, ou não.

Independente do tipo de governo que teremos, ele é maligno, e vai nos escravizar, ambos pelo desejo de consumir mas com limitações nos impedindo, em um, as limitações são impostas pelo governo, no outro, são impostas pelo sistema. Vamos cair em uma onda de “pequenos” pecados, e nos enredar cada vez mais e mais para conseguir TER. E acabaremos abrindo mão de SER.

O Reino de Deus vem pra nos desenformar. Tirar de dentro de nós essa forma de pensar que é desse mundo. E somos capazes de vivê-lo, afinal de contas, não era nada fácil a vida em sociedade no imperialismo romano, mas a igreja sobreviveu a ele.

Paulo continua o capítulo ensinando do que teremos que nos livrar para viver a vontade de Deus. Vamos ver:

“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:9-21)

Quero deixar claro que não sou anarquista, nem revolucionária, nem quero mudar o sistema político das nações, não é isso. Mas se nos deixarmos descontaminar pelos sistemas deste mundo pra vivermos de acordo com os preceitos do Reino de Deus, conseguiremos experimentar o que é agradável a Deus, e isso vai gerar bons frutos, inclusive às pessoas ao nosso redor.


Deus nos abençoe!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial