É Urgente!

Por Sueli Viana



Engana-se quem pensa que Deus não está preocupado com os nossos assuntos cotidianos, mas somente com a vida após a morte. Deus considera vida, todo o nosso tempo de vida. Por isso Ele se importa com os nossos caminhos e com as nossas escolhas.

A bíblia é uma grande prova disso, é muito importante que leiamos a bíblia como um manual de instruções mesmo pra sabermos escolher bem.

Eu tenho certeza que você já se deparou com encruzilhadas da vida. Muitas vezes o que é correto e dá certo não é ético, e o que é ético vai nos trazer danos muitas vezes permanentes. O que fazer?

O povo de Israel estava em uma encruzilhada da vida. Na sua frente o mar, atrás de si, o exército de faraó, para os lados eles continuariam no Egito. Moisés foi perguntar a Deus o que fazer. A resposta de Deus foi: “Por que você está clamando a mim?” (Êxodo 14:15)

Veja bem, Deus em nenhum momento diz que Moisés não deveria orar, que isso seria errado. A pergunta de Deus revela uma situação urgente de tomada de decisão. Quem dera para todas as decisões da vida nós tivéssemos tempo para orar sobre o assunto, mas nem sempre é assim. Às vezes a vida ou a morte, a bênção ou a maldição estão em frações de segundos da nossa decisão, é aquele momento onde a caneta já está na sua mão pra assinar o contrato, onde o perigo já está na sua casa, onde um movimento pode por tudo a perder.

Moisés conhecia a Deus. Moisés sabia dos planos de Deus de salvar o Seu povo. Moisés tinha uma vida de oração e comunhão com Deus.

Em determinados momentos é a bíblia que vai nos indicar o caminho, mesmo se não tivermos tempo de lê-la imediatamente antes de decidir. Como pode isso??? O salmista também perguntou uma vez: “Como pode o jovem (aquele que não tem experiência no assunto) manter pura (reta, certa) a sua conduta?” - e ele mesmo responde: “Vivendo de acordo com a Tua palavra” (Salmo 119: 10). Se temos uma vida de acordo com a palavra de Deus, se a estudamos, se buscamos nela sabedoria para viver bem, na hora da decisão já saberemos o que Deus pensa a respeito do assunto, já saberemos por qual caminho um homem sábio andaria, o que ele faria. Então basta segui-lo. Mas se estamos vazios dos conselhos que a palavra nos dá, coitados de nós!

Em outros momentos é a paz que vai nos conduzir. Há situações onde é turvo, confuso o caminho. Não dá pra saber onde vai dar. Às vezes nem os conselhos que recebemos de amigos nos orientam direito. O melhor a fazer é deixar que a paz interior, a convicção, nos dê a direção. O coração do homem é enganoso, esse item não é regra para tudo. Mas em determinadas situações é ele que deve influenciar as decisões.

Finalmente, saberemos o caminho a seguir se observarmos o fim onde ele dará. Tudo na vida tem um risco-benefício. Há perdas sim, em cada decisão. Não sejamos ingênuos achando que só teremos ganhos. Mas e no fim de tudo, qual o verdadeiro risco-benefício? Você estaria trocando coisas eternas, ou duradouras, por ganhos imediatos? Jesus diz: “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se, ou destruir a si mesmo?” (Lucas 9: 25)

Que a palavra de Deus te guie nesta semana a tomar grandes decisões que vão fazer muita diferença mais tarde! Boa semana!


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial