Julgamento

Por Sueli Viana




"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe­me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:3­5)

Quem nunca foi julgado por alguém, né? E eu não me refiro a aquele julgamento certeiro, onde as pessoas realmente tem razão naquilo que  dizem. Muitas vezes nós precisamos sim dar atenção ao que as pessoas dizem a nosso respeito porque podem ser dicas pra que a gente melhore.

Mas falo daquela hora em que só você sabe o quanto foi difícil pra você tomar determinadas atitudes, ou decisões, e o quão inimaginável é a situação por trás de tudo isso.

Esses dias eu sonhei que estava dando um conselho pra alguém, e ele era: “Ás vezes nós julgamos que as pessoas não chegaram muito longe, sem conhecer qual foi o seu ponto de partida”. O engraçado é que eu estava precisando ouvir isso. Eu estava julgando uma pessoa de quem eu gosto muito, inclusive, e foi um julgamento extremamente injusto apesar de achar que com a minha opinião eu a ajudaria. O fato é que eu não conheço o passado dessa pessoa e o quanto de esforço foi necessário pra que ela chegasse onde está hoje. Estamos  constantemente comparando as pessoas conosco como se fossemos o padrão de caminho a se seguir, e não somos. Também tivemos oportunidades nas nossas vidas e as outras pessoas não, e vice­versa. Devemos respeitar as pessoas e suas trajetórias de vida, assim como você também está onde está porque passou por uma caminhada, e merece todo o respeito por isso.

Jesus nos mandou tirar o foco do outro. Somos responsáveis sim uns pelos outros, mas antes disso, somos responsáveis por nós mesmos, se não seremos como os fariseus do primeiro século, “cegos guiando outros cegos”.

O Senhor não nos enviou para chegar a conclusões, nem corrigir a vida dos outros, nem menosprezar fulano ou beltrano porque não vão pelo mesmo caminho que nós. O único caminho que devemos indicar é Ele, Ele é o caminho!!! No mais, devemos admirar e inspirar as pessoas, não julgá­las.

Devemos tentar compreender como elas chegaram a ser quem são e apreciar isso, ao invés de achar que quem são é algo ruim e ainda não está bom. Como é bom apreciar a história de vida de alguém! Todos tem algo a nos ensinar! Devemos fazer as pessoas enxergarem quando foi a mão de Deus que as livrou, salvou, guardou, as fez progredir nas pequenas coisas... somos chamados pra isso, pra ser sal e luz no mundo, e já que não temos acesso ao mundo todo, que tal começarmos por estas pessoas que nos cercam?

Quero parar de fazer julgamentos precipitados e quero investir mais em relacionamentos construtivos, a aliança que Jesus fez entre os meus irmãos e eu é eterna, e julgar as outras pessoas não cabe nessa aliança.


Que isto seja a nossa inspiração nesta semana. E por que não, neste ano, né?
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial