Os Sábios Entenderão

Por Sueli Viana



"Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." (Daniel 12:10)

Cada dia que passa é mais assustador viver nesse mundo. Atentados terroristas estão virando moda em diversos lugares do mundo, e perto de nós uma impunidade toma conta da nação como se o "jeitinho brasileiro" estivesse apodrecendo cada vez mais as atitudes das pessoas. Não sabemos o que pode acontecer, e de verdade, não sabemos o que está acontecendo. A maldade anda tão livremente em nossos dias que se dependermos da nossa autoconfiança, seremos os mais frágeis reféns dela. A milhares de anos Deus chama Daniel e dá a ele visões do que seriam os tempos finais e a ressurreição dos mortos para o grande julgamento, e o Senhor nos deixa este versículo como um sinal desses dias.

Os ímpios procederão impiamente. A maldade no mundo em que vivemos jamais será barrada até o dia do grande julgamento. É só abrir os jornais pra vermos que essas coisas são comuns, e não é só no Brasil que existe essa sensação de impunidade. Se o mundo jaz do maligno, é natural que ele faça o possível pra deixar livre quem faz a maldade. Essa impunidade é bíblica, apesar de não ser confortável.

Porém no meio de todas essas coisas há uma promessa de Deus: "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados (...) nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão". No final de tudo, Deus dará uma volta em tudo isso. Deus tem um plano desde a criação do mundo e é purificar a sua igreja pra que ela resplandeça como estrela, ainda que seja necessário passar pela loucura desse mundo, e viver nesse sistema. Saiba querido que Deus estará contigo nos momentos de dificuldade. Aproveite toda a prova para ser purificado e embranquecido, porque essa é parte de uma aliança que Deus tem com você! Deus não tem aliança com o ímpio, por isso ele jamais entenderá o porque de os filhos de Deus passarem por algumas provações e saírem delas melhores e triunfantes. Um dia verão até ressuscitar aqueles que foram mortos por eles. Não entenderão nada, porque estavam acostumados a triunfar enquanto abusavam das outras pessoas, e agora a coisa vira de lado.

Preste atenção, não sou a favor de um evangelho triunfalista que diz que depois que você se converte tudo pra você vai ser do jeito que você espera. Mas sou a favor do evangelho de Cristo Jesus, que diz que Nele, nós somos conduzidos em triunfo, mesmo quando não esperamos passar pelas provas que enfrentamos nessa vida. Esta não é uma reflexão pessimista e desencorajadora, pelo contrário, repito que Deus tem uma aliança com os sábios, e eles entenderão o grande propósito de Deus. 

Eu não sei como está sendo a tua vida neste momento, talvez você tem esperado que alguma coisa surja nesse mundo pra te resgatar de determinada situação. Eu quero te dizer algo, desse mundo não vai sair nada de bom pra você. O salmista disse: "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra". O evangelho é isso, é Deus enviando socorro à terra. Pare de buscar insistentemente socorro nas situações e pessoas e comece a buscar a Deus. Ele trará as pessoas e situações. 

Concluindo, ainda que esteja difícil pra nós, sejamos sábios! Sejamos espertos para usar as dificuldades para sermos purificados. Mesmo eu não concordando com quem diz que toda dificuldade é consequência de uma vida errada, é bom pararmos e refletirmos em todo tempo, e pedirmos pra que o Espírito de Deus nos mostre em que podemos melhorar, o que poderemos fazer pra conduzirmos muitos à justiça, e reluzirmos como estrelas como ele disse para o profeta. Isso é possível, mesmo no tempo da angústia e da tribulação. Lembre-se que somos sim o alvo de amor de Deus, quando Deus é o alvo do nosso amor. 

Que Deus abençoe grandemente as nossas vidas!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial