Um Dia Difícil

Por Sueli Viana



"Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles". (Marcos 6:41)

Imagine você depois de um dia de trabalho daqueles, onde você trabalhou dedicadamente e concentradamente todo o período, sem tempo nem de parar pro almoço, e quando você enfim tem como voltar para casa, durante o caminho, o teu chefe te passa a mesma quantidade de trabalho por e-mail pra você fazer em casa. Foi exatamente essa sensação que os discípulos tiveram naquela tarde.

Os discípulos estavam cansados, e Jesus também. Eles tinham lidado com a multidão o dia todo, e quando resolvem parar um pouquinho pra descansar longe de todo aquele “auê” a multidão descobre pra onde eles estão indo e chega antes. Não é a toa que depois de Jesus ensinar um pouco ali os discípulos começaram a sugerir que o Senhor despedisse a multidão, imagina a situação de cansaço deles?

Mas antes de Jesus começar a pregar a bíblia fala que o Senhor compadeceu-se deles. Isso é muito precioso! Jesus se compadeceu da multidão não porque eles estavam com fome de pão, mas estavam com fome de ouvir a palavra de Deus como ela realmente deveria ser pregada. Estavam com fome de Deus e não havia entre os mestres daquela época alguém que pudesse ensina-los.

Bem, apesar da beleza desse momento, os discípulos também tinham razão. A noite estava caindo e as pessoas estavam com fome, e Jesus os surpreendeu pedindo que eles mesmos dessem de comer a multidão. Tem uma lição por trás disso. Jesus ao invés de repartir o pão e o peixe poderia orar e fazer multiplicar o dinheiro das pessoas pra comprarem pão e peixe. Jesus também poderia orar pra que milagrosamente as pessoas se sentissem saciadas e não precisassem comer. Mas ele escolheu repartir o que tinham em mãos.

Sabe, muitas vezes será no momento de escassez que Deus nos mandará repartir. E nem sempre repartir vai ser dar dinheiro para alguém. Jesus quer trazer a comunhão pra perto. Não foi a única vez que Jesus olhou para os céus, deu graças e partiu o pão. Nós vemos essa situação quando ele estava prestes a anunciar a sua aliança com os discípulos através da ceia.

O evangelho de Jesus não é filantropia pura e simples, mas sim, comunhão. Não é dar o que temos, mas repartir o que temos. Precisamos fazer com que o outro se sinta parte de nós, ao invés de simplesmente enchermos a barriga das pessoas. Não é dar dinheiro e despedir pra que a pessoa “se vire”, mas se esforçar pra que ela faça parte do corpo de Cristo e se sinta parte dele.

Olha, se você tem orado pra ouvir a voz de Deus e ser guiado pelo Espírito Santo, não se admire se de repente você ouvi-lo pedir pra que você reparta o que tem com alguém. E também não se admire se de repente isso acontecer enquanto você estiver cansado, ou até nem tenha muito pra repartir. Deus faz isso a séculos (rs) E sempre sobram cestos!

Uma quarta-feira abençoada pra nós!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial