Caleidoscópio

Por Sueli Viana



"E o SENHOR lhe disse: 'Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor'" (Gênesis 25:23) - Palavras de Deus sobre Esaú (o irmão maior) e Jacó (o irmão menor). 

Guardo com carinho alguns presentes que recebo. Um deles eu ganhei de um senhor que era professor de educação infantil. Ele tinha um hobbie interessante, ele fazia caleidoscópios, e me deu um de presente de aniversário alguns anos atrás.

Coincidência talvez, parei pra ler um livro de um outro professor de educação infantil, Rubem Alves, que se chama "Ostra feliz não faz pérola", onde ele fala um pouco sobre caleidoscópio. Rubem Alves diz o seguinte: "As belas imagens do caleidoscópio se fazem com caquinhos de vidro, clipes, tachinhas, pedrinhas. O mesmo acontece com os artistas. Eles tem a capacidade de produzir o belo com o insignificante." Refletindo sobre tudo isso comecei a realmente acreditar que Deus é um grande artista!

Pra começar, não quero dizer que nossas vidas sejam insignificantes. Pelo contrário, no caso de Deus ele pega o belo e o torna espetacular. Mesmo que diante dos nossos olhos não pareça tão belo assim, pode ter certeza, É!

Quando eu era adolescente não fazia muito caso das coisas pequenas que Deus fazia na minha vida. Grande parte dos adolescentes imagina que quando tiver seus 20 ou 30 anos vai estar vivendo uma vida de sucesso extraordinária. Alguns até sonham ser algo entre herói ou astro de rock. Pode ser que alguns consigam isso, não vou desestimular o sonho de ninguém. Mas eu, quando cheguei nos 20 anos descobri que era auxiliar administrativo mesmo... rs. Na verdade não estava frustrada, sempre gostei da minha vida. Mas mal sabia que das "pedrinhas da vida normal", Deus estava fazendo o caleidoscópio que seria a minha vida. Eu o honro por ter passado por tudo o que passei. Por cada pedrinha... 

E na tua vida, tem pedrinhas? As pedrinhas são pequenos momentos na nossa história, bons ou ruins, que fizeram de nós quem nós somos.

Muitas coisas aconteceram na vida de Jacó. Haja pedra pra esse moço! Jacó sabia o que era viver fugindo, escondido, trapaceando. Mas Jacó também sabia o valor que tinha ser abençoado, coisa que seu irmão Esaú jamais conseguiu entender. Ainda que como Jacó, tenhamos pedrinhas demais na nossa vida, precisamos lembrar que as pedrinhas e caquinhos não são o produto final. Tente sonhar com o caleidoscópio que será a tua vida depois que tudo estiver no lugar certo.

Da bagunça que era a vida de Jacó Deus fez nascer um povo, desse povo Deus fez nascer Jesus, de Jesus Deus fez nascer você e eu na família eterna.

Por mais que a tua vida esteja bagunçada e não seja nada do que você sonhou que seria, não reclame e nem faça pouco caso da tua história. Não diga que você está velho demais, cansado demais, triste demais... tudo que é demais tire da tua vida, é ruim! (rs) Aproveite para observar as cores das pedrinhas e dos caquinhos que são os pequenos momentos. Deixe que Deus recolha tudo e transforme em uma obra de arte, pra glória dEle! Aos poucos você vai percebendo que Deus estrategicamente cuidou de você em toda a tua caminhada, e nada pôde resistir ao grande projeto dEle de fazer de você imagem e semelhança do teu Criador!

Grande abraço!

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial