Vai Sal, Pimenta ou Limão

Por Sueli Viana



“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)

Fui procurar na internet o que as pessoas definiam como esse “sabor” que Jesus disse que deveríamos ter. A definição mais legal que encontrei foi a do site www.rudecruz.com que diz: “O sal que fica insípido e perde o sabor é uma simbologia, que aponta para o discípulo que deixa de ter as características do Mestre, ou seja, aquele que não exerce a humildade, a mansidão, o amor e deixa de reconhecer a sua pobreza espiritual, a necessidade de estar na constante dependência de Deus.”
Essa explicação faz sentido, pois logo antes o Senhor Jesus define as suas leis, as bem-aventuranças. Elas são a maneira de viver de um discípulo Seu, já que essa era a maneira de viver do nosso Mestre enquanto estava aqui na terra, nada mais óbvio do que Ele esperar que fosse também a nossa.
Quando um discípulo perde essas características, “com o que há de temperar?” diz a versão de Mateus. Às vezes nós procuramos encontrar outras maneiras de “temperar” substituindo o sal da terra, mas sem pobreza de espírito, choro, humildade, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza, intervenções pacificadoras, perseguição por causa da justiça, e esperança de um galardão, nós poderemos estar substituindo sal por pimenta ou limão nas nossas tentativas.
Quando nós nos afastamos do nosso Mestre perdemos o referencial de cidadania do céu. Usei o exemplo do limão e da pimenta porque acontece justamente isso. Ao invés de realçarmos o sabor da vida das pessoas, incomodamos, somos ardidos, azedos...
Além disso tem o sal que se afasta mais ainda do Mestre, e ao invés de realçar o sabor da carne, ele FICA com sabor da carne. Não consegue mais fazer diferença nenhuma, é todo carne, mas com cara de sal, é insípido, não passa de cristais pra serem pisados pelos homens.
Eu creio que na minha vida estou vivendo um tempo de voltar a ser sal. Quero me achegar cada vez mais ao Mestre e deixar de ser pimenta ou limão. Sei que muitos de vocês não deixaram de ser sal, e glória a Deus por suas vidas. Alguns estão na fase que eu estou e por diversos motivos estão pimenta ou limão. Mas oro de verdade pra que nesse tempo o Senhor traga de volta pessoas, de todos os locais possíveis, que já esqueceram o que é ser sal, e tem sido constantemente pisadas pelos homens.
Que Ele nos ensine!
Um ótimo fim de semana pra nós!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial