Insensatez

Por Sueli Viana



“Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus; a minha culpa não te é encoberta.” (Salmo 69:5)

Eu gosto desse salmo. É uma mistura de profecias messiânicas, quando por exemplo ele cita episódios da vida de Jesus, como o zelo pelo templo e também o fato de terem dado vinagre pra Jesus beber na cruz, e a vitória eterna de Jesus sobre seus inimigos, mas este salmo também tem muito do lado humano do salmista que o escreveu, e isso nos traz muitas lições! O autor revela a sua fraqueza, e culpa. Ele está revoltado e com razão, pois está cercado de inimigos e o versículo 5 diz que a culpa é dele mesmo.

Não há nada mais libertador que isso, de assumirmos a nossa culpa diante de Deus, e podermos rasgar mesmo o coração quando estamos passando por grandes dificuldades, ainda que por nossa imprudência.

No dicionário online de português, a definição de insensatez é “Ação que resulta da ausência de prudência; imprudência: uma insensatez que lhe custou muito.” Eu gostei dessa definição. Acho que se encaixou perfeitamente no nosso versículo aí.

Insensatez seria aquela “pisada de bola” que de vez em quando a gente dá com Deus, e que no final das contas, acaba custando muito.

Na minha vida muitas vezes eu me fiz de vítima das situações, ao invés de assumir a minha parcela da culpa e dar pra Deus as rédeas, custe o que custar. E não é a toa que o salmista começa a sua oração dizendo que está com água até o pescoço. É bem aí que a nossa insensatez nos leva, a uma vida desorganizada com “enroscos” de onde é difícil sair.
Se você se encontra em alguma situação enroscada, não hesite em assumir diante de Deus a tua parcela de culpa e pedir pra Ele sabedoria pra sair desse enrosco. Deus se interessa por tudo o que passa no nosso coração. Peça pra Ele te dar planos estratégicos que te ajudem a arrumar as coisas.

Deus quer nos fazer andar por caminhos mais altos, mas para isso, precisamos de sabedoria pra sair do fundo do poço.

O final desse salmo (como eu disse, reflete a luta do Messias) termina com Deus exterminando os inimigos de Jesus (demônios e o próprio Satanás) e reconstruindo Sião. Não é diferente conosco, muitas vezes demônios, pecados, ou nós mesmos agiremos como nossos inimigos, mas Deus é aquele socorro bem presente na hora da angústia!


Boa semana! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial