Prosperidade x Dinheiro

Por Sueli Viana



“O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura”. (Salmos 37:18 e 19)

Ao contrário do que muita gente pensa, a bíblia está repleta de versículos que são promessas de prosperidade. Aliás, a Torá é isso. Nenhum judeu, nem mesmo um rabino ortodoxo vai dizer pra nós que a Torá promete vida eterna, mas ela é uma série de conselhos de Deus pra podermos viver bem e desfrutarmos dessa Terra.

Não é errado buscarmos uma vida próspera. A igreja da Idade Média nos fazia acreditar que deveríamos unicamente buscar a paz celestial e esquecermos de tudo o que se passa aqui. Eu estudo sobre meio ambiente. Imagina como ouvir isso de alguns crentes me deixa irritada? rsrs

Nesse versículo, quando Deus fala de herança não está falando do céu. Senão, também não estaria falando de fome e adversidade, isso não existe na eternidade. Deus quer que trabalhemos, e prosperemos. De maneira nenhuma Ele quer que o nosso trabalho seja mal sucedido. Não podemos achar que Deus gosta quando uma plantação inteira de um lavrador não vinga, que basta ele se satisfazer com um prato de feijão. Foi Deus quem criou a prosperidade, inclusive deu a ordem pra que a terra produza os seus frutos. Deus não nega a Si mesmo!

O que há de errado então, com relação à prosperidade? Há tudo de errado quando ela está ligada à carnalidade.
Carnal na bíblia, é atitude irracional. Um animal é carnal, porque busca satisfazer suas necessidades por instinto, não por sabedoria.

O íntegro do salmo 37 não é assim. Ele é aquele que obedece e confia no Senhor, mesmo na adversidade e na fome.
A prosperidade do obediente é responsabilidade de Deus. Significa que todos os obedientes serão prósperos? Sim! Então por que nem todos são ricos? Porque ninguém disse que prosperidade e dinheiro são sinônimos até agora... Prosperidade não é necessariamente dinheiro, prosperidade é sucesso. O salmo 1 diz sobre o justo que “tudo que ele fizer, prosperará.” O carnal pensa que prosperidade é dinheiro de sobra, o íntegro sabe que prosperidade é sucesso no que coloca diante de Deus e no caminho dEle.

Então, assim, melhor sermos íntegros bem sucedidos do que meros ricos carnais.


Boa terça!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial