Correr Riscos

Por Sueli Viana



“Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.” (Eclesiastes 11:1)

Correr riscos é uma das grandes realidades da nossa vida. Quem dera ter uma visão do futuro pra poder andar mais em segurança. Mas o método mais seguro que temos na vida é obedecer a palavra de Deus. Fora isso, as chances de errar são grandes.

Eclesiastes nos faz um desafio: Atire o seu pão sobre as águas.

Quando abrimos mão de uma segurança, seja ela financeira, emocional, ou física, somos balançados nas estruturas que já estão construídas debaixo de nós. É uma sensação de que o chão sai do nosso pé, como o tal “frio na barriga” por causa da incerteza do que teremos de enfrentar. Mas olha, entre as coisas que Salomão descreve no livro de Eclesiastes está algo muito interessante. Ele diz: Nada é novo. Tudo o que acontece agora já aconteceu antes com outras pessoas, e vai acontecer depois de nós também. Saber disso nos dá a segurança de que podemos arriscar. Paradoxal, não é mesmo?

Claro que devemos ter cautela na nossa vida. Porém o excesso dela nos impede de desfrutar a vida.

Jesus também foi contra o excesso de cautela dos fariseus no cumprimento da lei, eles eram tão zelosos a ponto de colocar limites muito aquém dos que Deus estabeleceu, só para não terem risco algum de pecar. O problema não estava em ser mestre na torá, o problema estava em fazê-la intragável. Todo excesso de zelo, ao invés de nos fazer caminhar nos paralisa.

O medo de não dar certo não pode nos fazer ficar paralisados. Jesus sempre impulsionou a sua igreja com ordens como “Ide”, “Façam”, “Vivam”.

Bom, no final das contas viver é sempre correr riscos. Não dá pra se culpar eternamente pelo que não deu certo... Isso é o que a misericórdia de Deus faz, nos indica caminhos, apagando as nossas transgressões, ou seja, os nossos "erros de alvo". Claro que não é por isso que podemos seguir por caminhos que Deus nos proíbe porque é sofrimento na certa, mas poder correr pra Ele quando as coisas dão errado talvez seja o maior conforto que a graça nos traz... 

Não sei se é isso ou outra coisa que Salomão quis dizer com “depois de muitos dias você tornará a encontra-lo” mas fato é que vale a pena correr riscos necessários para o nosso crescimento. Com certeza será algo compensador!

Vai lá! Lance esse “pão” sobre as águas! E que Deus nos abençoe.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial