Debaixo do Sol

Por Sueli Viana



Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?” (Eclesiastes 1:3)

Eis aí um dos melhores livros da bíblia na minha opinião. Nele Salomão não está preocupado com o céu, nem com as coisas que não podemos alcançar, pouco fala sobre Deus, salvo nas conclusões que chega, por isso é importante chegar com Eclesiastes até o final. Ele nos leva a fazer uma viagem pra dentro de nós, que vivemos aqui “debaixo do sol”.

O pastor Ed René Kivitz chega a chamar Eclesiastes de “O livro mais mal-humorado da bíblia”, não discordo dele nessa conclusão, porque quando paramos para olhar pra dentro de nós sinceramente, chegamos a mesma conclusão “ranzinza” do rei: “Nada faz sentido, tudo é vaidade”.

Por exemplo isso: “Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?”. O salmista também chega a refletir sobre isso: “Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.” (Salmo 127:2)

Não sou contra o trabalho, muito pelo contrário, mais pra frente vamos falar um pouco sobre a preguiça, mas sou contra alguém arduamente correr atrás de ganhar dinheiro, e mais dinheiro, e mais dinheiro, chega a ser doentio. Nossa sociedade nos incentiva a cair nesse circulo vicioso. Que proveito uma pessoa tem disso?

Conta-se uma história de que um grande empreendedor tirou férias depois de árduos anos sem parar de trabalhar e estava em um lugar onde havia uma lagoa, refletindo. Ali ele observava um pescador que estava saindo com o barquinho da lagoa com o peixe pra levar pra sua família para o jantar. O empreendedor não se segurou:
- Posso dar uma sugestão? Porque o Sr. não vende peixes no mercado e ganha dinheiro pra comprar outro barco?
- Pra quê? - disse o homem.
- Oras, pra contratar mais gente pra trabalhar, veja, assim o senhor pode ganhar mais dinheiro.
- Pra quê? - continuou interrogando.
- Pra o senhor ter condições de fazer o que quiser!
- Como o que eu estou fazendo agora?
O povo de Israel quando saiu do Egito foi PROIBIDO de trabalhar no sábado. Naquela visão que tinham de separar as coisas em santo e profano, o Senhor chegou a dizer que o sábado era santo ao Senhor, que este era o dia do Senhor, sabe porquê? Porque somos tendenciosos a dividir as nossas vidas entre o Senhor e Mamom. E Jesus mais a frente acaba nos garantindo que Mamom venceria essa disputa dentro dos nossos corações.

Meu irmão, trabalhe! Mas trabalhe para ganhar a tua vida, não para perdê-la e cair no engano da vaidade.

Espero que tenham um bom dia de trabalho hoje.

E que Deus abençoe a nossa semana.

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial