Beijinho no Ombro?

Por Sueli Viana



“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” (Provérbios 14:30)

Você conhece alguém invejoso? Alguém que vive para os outros, não no sentido de altruísmo e bondade, mas que vive para invejar a vida dos outros? Complicado né?

Há quem diga que a inveja é querer ser melhor do que os outros. Eu acho que não. Na minha opinião, inveja é você querer que o outro seja pior que você. A vida do invejoso já não tem muita graça aos olhos dele. Então ele não tem muitas motivações para crescer. Mas em compensação tem grande capacidade de derrubar os outros.

A inveja não é coisa de hoje. Caim enxergava o seu irmão Abel como o “queridinho de todos”. Isso se mostra quando Deus recebe a oferta de Abel, mas rejeita a de Caim. O invejoso leva tudo para o lado pessoal. O problema para Caim já não era mais as ofertas, o problema passou a ser o irmão. (Gênesis 4)

Quem tem inveja é ingrato, porque é descontente com a própria vida. Vive “rastreando” a vida das pessoas pra encontrar alguém em uma situação pior que a sua, pra que possa se sentir melhor, e por ser tão “antenado” com o que passa na vida das outras pessoas, acaba encontrando o contrário e vê pessoas que se dão bem, assim passam a desejar que tudo na vida dessas pessoas comece a ir mal, por pura inveja.

O invejoso quer receber as conquistas antes de todo mundo e melhor que todo mundo. Ele quer os elogios pra si porque sua autoestima também é baixa, é incapaz de declarar que outra pessoa faz algo bem, ou é bonita. Ele fica incomodado quando vê a outra pessoa sendo elogiada.

Basta só esse pouquinho que falamos pra perceber que esse não é um simples pecadinho que podemos deixar escondido na nossa alma, como se não fosse um problema pra ninguém. O versículo nos diz que a inveja apodrece os ossos.

Olha também o que Tiago 3:16 diz: “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.” O assunto da inveja não é só da própria pessoa, como um pecadinho de estimação que não causará mal a ninguém. Aliás, qualquer pecado causa dano. O salário de qualquer pecado é a morte espiritual, física, ou de relacionamentos.

Muitas vezes a pessoa que é alvo da inveja está simplesmente vivendo a sua vida sem sequer se importar com o que pensam dela. Ela está com o coração em paz, como disse o versículo. Quem perde noites de sono, tempo de qualidade e energia é sempre o invejoso, já reparou nisso?

Espero que nos livremos desse mal nas nossas vidas. Sempre que vier uma pontinha que seja de inveja no seu pensamento, comece a agradecer a Deus em voz alta pela conquista das outras pessoas, veja como vai funcionar.

E vamos viver sempre pelo caminho da palavra e do amor de Cristo, sabendo que esse amor Ele tem por nós e pelos outros. Que Ele nos dê a sua graça pra mais esse dia!

Boa terça-feira!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial