Marcando a História

Por Sueli Viana


“És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?” (João 4:12)

Essa história é muito interessante. Jesus estava conversando com uma mulher samaritana, que provavelmente não era muito bem vista entre os seus e menos ainda pelos judeus que nem sequer a conheciam. A bíblia fala que os judeus não gostavam dos samaritanos. E de repente, no meio da conversa, surge essa pergunta que é o versículo 12. “És Tu maior que o nosso pai Jacó?”

Se pudéssemos nos transportar no tempo até aquele dia, talvez estragaríamos essa história tentando convencer aquela mulher de que aquele homem não era somente maior que o pai Jacó dela, ele era o próprio criador de Jacó, criador da história de Israel, Senhor de todas as coisas, inclusive de Jacó. Mas ela tinha grande admiração pelo legado que entendia que ninguém poderia superar, menos ainda um viajante pobre e sujo, que não tinha nem pote pra tirar água de um poço, seria maior que aquele que construiu o legado que ela admirava.

Vejo em algumas pessoas da nossa geração essa vontade de deixar uma marca na história, um legado para as próximas gerações. Me pergunto se cada um dos homens que fizeram história estavam realmente preocupados em fazer história. Talvez só estivessem mesmo engajados em uma causa e afim de viver aquilo que estava diante deles pra viver.

Essa mulher samaritana não sabe, mas ela foi muito mais privilegiada que o seu pai Jacó. Além de estar conversando com o grande autor da história da humanidade, o grande conhecedor do coração humano, o Senhor de todas as coisas, ela pôde experimentar a água que Jacó não conseguiu beber. Jacó partiu, se foi, mas ela estava ali, viva, e teve o grande segredo da adoração desvendado diante dela. Foi PRA ELA e não pra Jacó que Jesus disse: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23). Essa frase mudou a história da adoração ao Pai! E foi pra ela que Jesus disse isso! Olha que privilegiada! Uma mulher cheia de dúvidas é lembrada geração após geração.

Podemos fazer história, mas muitas vezes será assim, através de algo simples, natural, e cotidiano. Inspirados no legado que recebemos podemos ser ainda melhores, com uma ideia que surge num ponto de ônibus, num simples bate-papo, numa ajuda que prestamos. O importante é ter sede, e dúvidas que só Deus pode tirar... e através de nós Ele vai agir.

Bom fim de semana!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial