Resposta de Deus

Por Sueli Viana



"Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará." (Salmo 102:17)

A bíblia é cheia de exemplos de orações não respondidas. Muitas vezes as nossas orações não são respondidas, e muitos inclusive chegam a culpar a Deus por isso. Creio que a grande maioria das orações são respondidas sim, mas nem sempre. Seguem alguns exemplos:

- Há orações feitas com motivações pecaminosas. Um profeta de Israel, no velho testamento, foi pago para amaldiçoar o povo de Deus. Veja: "enviou mensageiros para chamar Balaão, filho de Beor, que estava em Petor, perto do Rio, em sua terra natal. A mensagem de Balaque dizia: 'Um povo que saiu do Egito cobre a face da terra e se estabeleceu perto de mim. Venha agora lançar uma maldição contra ele, pois é forte demais para mim. Talvez então eu tenha condições de derrotá-lo e de expulsá-lo da terra. Pois sei que quem você abençoa é abençoado, e quem você amaldiçoa é amaldiçoado'". (Números 22: 5-6). Na cabeça do seu "contratante", a maldição era como um feitiço pra que o povo enfraquecesse e perdesse a guerra. Não contavam com a astúcia de Deus que impediu de todas as maneiras que esse "feitiço" chegasse a acontecer. Além disso esse profeta chegou à conclusão de que "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar [o povo]; ele abençoou, e não o posso mudar." (Números 23: 19-20).

- Há orações feitas por gente egoísta. Tiago diz "Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4: 2-4). Nós pedimos e não recebemos porque pedimos mal, pedimos as coisas pra Deus pra o nosso próprio interesse egoísta e às vezes mundano, e não pra que o nome de Deus seja glorificado.

- Há orações feitas por gente hipócrita. Ezequiel diz que aqueles que fingiam servir a Deus mas serviam a outros deuses escondido, ainda que berrem, Deus não os responderia. "Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei". (Ezequiel 8:18)

Resumindo tudo, nossos pedidos jamais serão ouvidos se não vierem de um coração arrependido e contrito (Salmo 51:17). O nosso pecado é o que nos separa do nosso Deus (Isaías 59:2), porque o amor dEle sempre estará disponível pra nos atender. Ele quer que tenhamos comunhão com Ele e que rasguemos o coração com nossos pedidos mais íntimos diante dEle.

Há orações respondidas, de Abraão, Moisés, Ana, Davi, e inclusive do próprio Jesus. Não cansemos de orar, mas antes de nos achegarmos a Deus deveremos seguir os conselhos de Tiago 4:8 "Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração,"

Que Deus nos abençoe muito nessa jornada de oração! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial