A Inveja

Por Sueli Viana



"Pois onde há inveja, aí há confusão e toda espécie de males" (Tiago 3:16)

Quando Deus nos diz que devemos mudar algo em nossa vida, é sempre para melhorar. Deus quer que vivamos uma vida mais leve. Paulo fala disso quando diz que devemos nos desfazer de todo embaraço antes de correr a carreira que nos está proposta (Ref. Hebreus 12:1)

Uma das nossas metas são os relacionamentos que estão ficando cada vez mais frágeis, começam e terminam sem estabilidade. São relacionamentos de conexão e desconexão, por isso muita gente pensa que vale mais a pena se "desconectar" das pessoas, ao invés de relacionar-se, tanto em relacionamentos amorosos quanto de amizades.

A inveja por exemplo é um peso para os relacionamentos. Em Gênesis 37 vemos a história de José, ele foi vítima da inveja de seus irmãos. Muita gente fala que invejar é querer ser melhor que o outro, mas eu acho que não, porque se fosse assim o invejoso não causaria mal ao seu redor. A inveja é querer que o outro perca o que tem, pra que seja pior que você. Os irmãos de José queriam matá-lo, e não conquistar o amor do pai acima do amor que ele tinha por José. Isso é o pior desse sentimento, ele faz com que sejamos declaradamente maus, e algumas pessoas chegam a ter atitudes para destruir o próximo. A pessoa chega a ficar obcecada nisso, pondo em risco a sua santidade e caráter.

Todos nós já fomos alvo, ou tivemos crise de inveja. O que fazer então pra viver em paz?

Podemos começar aprendendo a apreciar nossa própria vida. Você é o que é, e Deus levou bastante tempo pra te trazer até aqui na tua vida. Na vida de José nós vemos que em cada situação, mesmo na adversidade, ele era bem resolvido consigo mesmo. José foi o melhor servo de Potifar, foi o segundo em autoridade depois só do faraó, e pasmem: foi o melhor preso da cadeia! Tudo isso enquanto poderia estar morrendo de inveja e tramando vingança contra as pessoas que estavam em outro contexto, como seus irmãos, por exemplo, que estavam desfrutando de sua família.

Outra coisa, sem comparações não existiria inveja. Quando você compara tua aparência, teu salário, teu cargo, teus bens, teu relacionamento ou tua família com os das outras pessoas, pode reparar que a inveja começa a bater na porta. O que talvez você não saiba é que estas pessoas podem não estar sendo autênticas, tudo o que elas mostram pode ser justamente para causar inveja nos outros. Além disso, quando temos tendência a ser invejosos, sempre acharemos a grama do outro mais verde, mesmo que de pertinho nem seja tudo isso.

Também, entregue esse sentimento pra Deus. Confesse o seu pecado. Assuma que é um pecado, e autodestrutivo ainda, porque antes de acabar com o alvo da inveja a pessoa acaba com ela mesma. O Espírito Santo é quem vai te ajudar a mudar.

Último conselho: "Empreendei todos os esforços para viver EM PAZ com todos" (Romanos 12:18)

Que Deus nos abençoe!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial