Vida Despreparada

Por Sueli Viana



“Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo.” (Mateus 25:1-13)

É interessante demais as parábolas das 10 virgens. Leia tudo em Mateus 25:1-13, há muitos ensinamentos que poderíamos tirar dessa história.

Quero destacar que Jesus de maneira nenhuma estava incentivando a poligamia. Aquele noivo não ia se casar com 10 mulheres e resolveu ficar só com as 5 prudentes como já ouvi falar em algumas pregações. Talvez ao lermos a descrição de uma cerimônia de casamento no salmo 45, especificamente os versículos 14 e 15, veremos que havia uma tradição de casamento entre os judeus, e Jesus não precisava explicá-la aos seus ouvintes daquela época porque era familiar a eles. Porém, nós precisamos dessa explicação.

As virgens acompanhavam a noiva na cerimônia de casamento, por isso Jesus usa essa figura ao falar com os discípulos.

Não é que as 5 virgens tolas não puderam se casar, elas simplesmente não fizeram parte daquele momento de festa, por um único motivo: deram bobeira.

Quantas bobeiras a gente dá na vida, né? Simplesmente por estarmos despreparados para aproveitar as oportunidades que às vezes surgem de repente. Existem algumas que podem ser características de pessoas despreparadas:

Preguiça. As virgens teriam que carregar além da lâmpada um vaso com azeite caso aquele que estava ali se acabasse. Pode ser que elas tiveram preguiça de fazer a coisa certa, porque daria mais trabalho.

Folga: Sim, há grandes chances de uma ou outra ser simplesmente folgada. Tanto é verdade que acabaram pedindo azeite pra outras. Veja, quem faz as coisas certas não tem obrigação de aguentar gente folgada.

Desinformação: É, pode ser que uma ou outra também nem tivessem se atentado de que a lâmpada cedo ou tarde poderia se apagar.

Nossa vida espiritual (e muitas vezes isso reflete em todas as áreas da nossa vida), pode estar no perrengue justamente porque somos despreparados. Temos sonhos e alvos para a nossa vida, mas a preguiça, a folga ou a desinformação nos impedem de sair do lugar.

Não sejamos tolos. Vamos prosseguir em direção às coisas que Deus tem descortinado diante de nós. Vamos orar, vigiar, buscar a palavra de Deus, crescer, estudar, buscar conselhos. Não podemos ser eternamente dependentes espirituais da vida com Deus que outros irmãos tem. Vá crescer, sonhar, ser alguém na vida!

Espero que esta palavra te motive como me motivou!

Boa semana.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial