Aquela Noite

Por Sueli Viana




“Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus.” (Lucas: 5. 11) - Bíblia KJA Offline

Geralmente renúncia não é um assunto fácil de tratar. Eu fico imaginando a situação daqueles pescadores. A Bíblia diz que eles tentaram pescar a noite toda, provavelmente saíram de casa naquela noite cheios de esperança de fazer uma boa pesca e vender o seu produto no mercado, fazer um dinheiro e voltarem pra casa satisfeitos com o próprio trabalho. Mas algo não saiu como o esperado.

Às vezes Deus age nas nossas vidas justamente nessas horas em que algo não sai como esperado...

Mas não era só a falta de peixes no mar da Galiléia que estava incomum naquele dia. De repente, cansados, desesperançados, aqueles pescadores observam uma multidão vindo à sua direção. Alguém no meio daquela multidão se destaca. Um cara ali que tá falando.

- Olha Pedro! Tá catando o nosso barco!
E Jesus grita:
- Hei amigos, posso pegar o barco aqui por um tempo? Só até terminar de pregar?
Desconfiado talvez um ou outro tenha dito:
- Pedro, chega junto lá! Você sabe que esse barco é nosso ganha pão.

A melhor escolha talvez tenha sido mesmo essa de "chegar junto". Que pregação seria aquela? Ele prega sobre o Reino de Deus... E todos estavam mesmo com vontade de saber mais sobre esse assunto! As coisas que ele fala fazem sentido! Tem a ver com a nossa realidade. Não é como os fariseus que pregam sobre a realidade deles.

Imagino que aqueles pescadores mergulharam nas palavras de Jesus como quem está com sede e encontra uma fonte limpa e disponível. Aquela palavra aqueceu tanto os seus corações que deram margem à cena seguinte: “Pela tua palavra lançaremos as redes!”

A noite inteira sem pescar, e mesmo depois disso surge uma esperança: Dessa vez foi Jesus quem mandou jogar a rede de novo. Se ele sabe tanto sobre o Reino de Deus, porque não confiar que algo pode acontecer simplesmente porque ele disse que vai? Bora lá!

Eles pescaram tantos peixes que dois barcos não deram conta!!! Talvez a galerinha que sobrou da multidão pensasse:

- Gente! Os caras fizeram mó grana! Vai ser b... peraí... que q... volta aqui! Vocês vão largar tudo aqui? Caramba! Os caras deixaram tudo pra trás! Nem aí pra peixe, pra barco, pra grana, pra noite perdida de trabalho,  pra nada mais!
Parecia que Jesus tinha resolvido a vida deles quando no fundo Jesus tinha mostrado pra eles o que realmente é vida.

Repare que a renúncia dependeu de um processo, e que não foi árdua, dura, não gerou dúvidas. Ela partiu da fé em Cristo.

Nosso problema é justamente esse: Estamos tão apegados às coisas erradas, que além de acharmos a renúncia uma coisa terrível ainda morremos de dó de quem passa por ela. Isso não se parece em nada com aquela renúncia dos discípulos.

Vamos nos aproximar de Jesus a ponto de sua palavra aquecer o nosso coração. Só assim ouviremos a Sua direção! Só assim Ele nos ensinará o que é viver de verdade!

Bom dia! :)


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial