Outra Ilusão

Por Sueli Viana



"Então, lhe respondeu o pai: ‘Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que possuo é igualmente teu." (Lucas 15. 31) - Bíblia KJA Offline

Ontem estava analisando como o orgulho ilude alguém que é arrogante, hoje no texto podemos ver como o orgulho também ilude aqueles que são “bons moços”. De um lado temos um irmão cego porque era irresponsável, desse lado aqui temos um irmão cego pela própria dignidade. Ele era o queridinho do papai (ou pensava que era). Trabalhava como um escravo para agradar o pai. Dava todo o desgaste de si mesmo. Desgaste que o pai NUNCA havia pedido que ele desse.

Uma vez o Senhor me falou sobre a diferença entre o sacrifício de Abraão e o sacrifício de Jefté. A diferença está no que Deus havia pedido para sacrificar. Deus NÃO havia pedido um sacrifício para Jefté e com certeza não recebeu o seu sacrifício de bom grado (essa história está em Juízes 11). Sacrificar o que Deus nos pede, é adoração à Ele e mostra que temos o coração disposto à Ele. Qualquer outro tipo de sacrifício é mera religiosidade, é vazio, não traz benefício nenhum, nos causa fadiga, e distorce a visão que temos de Deus.

O filho mais velho se sentia mais filho do que o seu irmão, no entanto não agia como um filho. Ao tentar ir além de ser filho, acabou revertendo as coisas e sem perceber, agia como escravo. Por orgulho de sua postura como super filho, não percebeu o quanto estava se privando da filiação. Há muitos cristãos escravos de Deus, não naquele sentido do servo bom e fiel que tem prazer de servir ao seu Senhor, mas como quem acha que só consegue agradá-lo dessa maneira. Este é um filho que não conhece o seu pai.
Não podemos agradar a Deus com nenhum tipo de sacrifício a não ser o de Jesus Cristo na cruz do calvário. Mas isso, infelizmente, na cabeça de muitos cristãos não faz o menor sentido. Não adianta agirmos como escravos e nos desgastarmos em favor da obra, ao invés de aceitarmos a filiação que gratuitamente Ele nos deu no seu filho Jesus, justamente pra que fôssemos livres. Não adianta nos desgastarmos diariamente com sofrimentos desnecessários, achando que seremos melhores filhos. Ninguém é mais filho porque tenta agradar o Pai com atitudes e sentimentos que Deus não pediu. O nosso desgaste não nos faz mais dignos ou menos dignos. Se fosse assim, nossos irmãos da igreja perseguida teriam muuuuuuito mais honra diante de Deus do que nós, que nascemos em outro contexto. Mas glórias a Deus porque somos tão filhos quanto eles, e que na eternidade poderemos nos abraçar e festejar juntos por sermos irmãos!!! Parece injusto pra você? Talvez seja uma dica então de que você pensa mais como um escravo do que como filho.
Espero que este texto tenha trazido respostas pra você como trouxe pra mim. E mais ainda, que tenha trazido descanso. Seguiremos sim o nosso chamado, mas por amor ao Pai e por termos o coração na herança que o Senhor nos deu, que é a sua igreja. Isso é posicionamento de filho!

Que Deus abençoe o nosso dia! ;)
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial