Pra Que Dinheiro?

Por Sueli Viana



"Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas." (Lucas 16:9) - Bíblia KJA Offline

Não há outro objetivo em ter dinheiro. Quando lemos sobre a divisão das terras das tribos de Israel nós notamos que pra Deus, a intenção era melhorar a vida do povo. Nunca mais seriam escravos. Nunca mais padeceriam necessidade. Deveria haver o máximo de igualdade possível. Eles tinham que se acolher mutuamente. Um israelita deveria ajudar o outro e até aos estrangeiros das mais diversas formas pedidas na lei. Eles eram obrigados por exemplo, a sustentar a tribo de Levi que vivia do serviço no templo.

Por conta da lei de Moisés, a hospitalidade era uma coisa extremamente comum nesse povo antigamente. Como as viagens eram longas e geralmente a pé ou em animais eles talvez precisassem se hospedar na casa de um "irmão israelita". Ainda mais quando se cumpriam as jornadas de sábado e eles não podiam prosseguir viagem. Além disso, nas épocas de combate pra tomar posse da terra, todas as tribos deveriam participar, não tinha essa de "porque nós já conquistamos a nossa terra, que os outros se virem sozinhos". 

Tem coisas sim que nós deveríamos resgatar da cultura hebraica! Ao invés de ficarmos preocupados em seguir os absurdos ensinados por pregadores judaizantes de hoje, porque não resgatamos os valores de hospitalidade, irmandade, e família daquela cultura? Individualismo e egocentrismo definitivamente não devem fazer parte do povo de Deus. Atos nos diz que na igreja primitiva ninguém considerava seus bens exclusivamente seus, mas dividiam e repartiam pra que nenhum deles passasse necessidades.
Nossos recursos não são exclusivamente pra nós. Tiago: 2. 15 e 16 diz: "Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?"

Eu acho absurdo como as pessoas deixam membros da própria família passarem dificuldade. Preferem jogar dinheiro por água abaixo do que suprir alguma necessidade da mãe ou do pai... isso é falta de respeito e de vergonha! Claro que tem muito abuso e malandragem por aí, mas se olharmos pra própria consciência quando alguém pedir pra que você dê uma ajuda, será que realmente não temos como ajudar? Ou o nosso coração não está naquela pessoa que nos pede?

O versículo nos dá a entender algo: pessoas são mais importantes do que qualquer coisa que façamos com o nosso dinheiro. Então usemos os nossos recursos para os nossos relacionamentos antes de usa-los para futilidades. Pessoas são mais importantes para o povo de Deus do que luxo, status ou supérfluos.
Quanto a isso, Jesus termina a história dizendo que "Os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da Luz". Perdemos igreja! Posso ouvir um Amém? :(
Vamos cuidar melhor de quem é nosso, né?


Um ótimo restinho de semana pra nós! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial