Que Venham Boas Novas


Por Sueli Viana



Isaías 40 traz uma das mensagens mais deliciosas e encorajadoras da Bíblia! Sempre que preciso ser encorajada eu corro lá!   

Bem, se existe uma personagem intrigante na história, ele é citado em Isaías 40: João Batista! Mesmo antes de ser gerado, João já tinha um chamado. E ainda dentro da barriga da mãe dele, Isabel, João já era um bebê cheio do Espírito Santo. Existem algumas profecias no velho testamento acerca de João, acerca inclusive do seu ministério. E segundo o texto de Isaías 40, João foi levantado para ser o primeiro a conclamar a nação de Israel a preparar um caminho para o Senhor.

Olha o que o texto diz: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.” (Isaias 40:3-6)

Para entender um pouquinho mais desse texto podemos entender que deserto é esse de onde João clamava: Não é um deserto de pura areia como é o Saara, por exemplo. É uma região desértica chamada de Deserto da Judéia. Há ali montanhas de rochas enormes e vales profundos. É desse deserto que João Batista encorajaria o povo a preparar o caminho para o seu Senhor [Jesus]. Aplainar, nivelar, derrubar aqueles montes, porque o Senhor estava vindo e pra Ele tem que ser feito um caminho reto! É claro que Deus não estava preocupado com montanhas literalmente. Aliás, se Ele as criou assim, é pra que elas continuem assim. De maneira nenhuma os Israelitas deveriam implodir as rochas pra cobrir os vales de forma literal.

Se Deus não se preocupa com montanhas, logo, o texto de Isaías refere-se a pessoas! Nosso coração é o caminho por onde o Senhor passa. A nossa vida é a sua vereda. Ela é cheia de altos e baixos, não é verdade? Alguns desses montes da nossa vida são criados por circunstâncias externas, assim como as rochas do deserto da Judéia. Aos pouquinhos, conforme foram acontecendo as coisas conosco, ventos e tempestades da vida, nós fomos ficando duros, altivos, orgulhosos. Mas engraçado que onde existe monte existe vale, de um lado a superestima e de outro a baixa autoestima, e tudo isso na mesma pessoa! Esses somos você e eu!

Deus propõe cura para isso em Isaías 40. Ele diz: Olha, aquilo que te fere já foi curado. Agora pegue esse monte altivo e duro em certa área da tua vida e comece a derrubá-lo. Pegue também essa área onde você acha que é incapaz de segurar as pontas, e vamos levantá-la, porque Eu virei até você trazendo boas novas!

Que Ele nos abençoe! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial