Devocional de Nerd

Por Sueli Viana



​No filme Star Wars, Episódio II, o conselho se pergunta como eles não conseguiram ver o mal​ que estava acontecendo perto deles. O mestre Yoda responde: O lado escuro da força escondeu da nossa visão. (Não foi bem com essas palavras, aliás acho que as palavras dele estavam meio trocadas, mas foi isso que ele quis dizer... kkkkkkk)​

​Sabe, muitas vezes nós também ficamos cegos. O "lado escuro da força" turva a nossa visão, nos ludibria com mentiras que parecem verdades, nos levam ao pecado e à perda de tempo, e nós nem percebemos a gravidade de tudo isso. Além do nosso inimigo, algo que também nos cega é o nosso orgulho. O orgulho embaça tanto a nossa alma que fica como um espelho sujo. Não conseguimos enxergar a nós mesmos e isso vai refletir nas exigências que faremos dos outros, já que os outros nós enxergamos melhor. ​Com o orgulho não conseguimos enxergar o quanto estamos errados e prosseguimos no nosso caminho até ficar muito difícil voltar. As perdas são muito grandes.

São muitos os versículos que falam do problema da cegueira. 

1) Cegueira causada por orgulho: Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. ​(Mateus 15:14)​

2) Cegueira causada pelo inimigo: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.​ (2 Coríntios 4:4)

3) Cegueira para a necessidade do meu irmão: Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. ​(2 Pedro 1:9)​

4) Cegueira pelo ódio: Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde ​deve ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. ​(​1 João 2:11)

Jesus também quando escreve para a igreja de Laodicéia cita isso. Aliás, curiosamente Laodicéia era onde fabricavam colírios na época. Nessa cidade tinham os melhores oftalmologistas daquela época. Mas era uma igreja orgulhosa, portanto era espiritualmente cega. Veja o que Ele diz: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;​" (Apocalipse 3:17​). 

O triste da repreensão à Laodicéia é ver que somos iguaizinhos a ela. Estamos cegos. ​Da mesma forma que o lado escuro da força cegou o conselho Jedi, para agir desapercebido, estamos ficando cegos e satanás está agindo desapercebidamente nas nossas costas sem que saibamos reagir. E não adianta dizer que o versículo que se refere a satanás cita os incrédulos, porque somos tão incrédulos no poder de Deus e na glória de Cristo quanto alguém que sequer tomou conhecimento da cruz. Satanás se aproveita também da nossa incredulidade pra que nós jamais cheguemos ao pleno conhecimento da glória de Cristo. E também somos orgulhosos porque na nossa era existem os grandes teólogos e conhecedores dos mistérios de Deus, existem os grandes cientistas bíblicos e experts em grego antigo, hebraico, aramaico... tem teólogo pra tudo enquanto é visão e denominação. Podemos procurá-los qualquer hora do dia. Só que cegos pela ciência cristã são ótimos em excluir Deus de suas vidas, porque pra muitos deles Deus se explica pelas folhas de livros e não por experiência e intimidade. Estamos cegos sim! E tropeçaremos nas próprias paredes que estamos construindo!

Jesus foi enviado pra curar os cegos. Ele tem a cura pra nossa visão! Ele diz à Laodicéia: "Aconselho-te ​(...) que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.​" (Apocalipse 3:18). Há um "colírio" espiritual que ele oferece para ungirmos os nossos olhos. Esse colírio se chama Espírito Santo, se chama autoexame e quebrantamento, se chama arrependimento, se chama oração de confissão, e perdão pelos pecados. Esse colírio inclui de brinde a volta pelo caminho da humildade, inclui o desmascarar do inimigo e a quebra desse jugo, e saberemos que estamos completamente curados quando passarmos a enxergar as necessidades dos nossos irmãos.


Que a força esteja com você! :)
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial