Para a Outra Geração

Por Sueli Viana



"Tão somente guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, a fim de que jamais te esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida. Ensina-as com dedicação aos teus filhos e aos teus netos." (Deuteronômio 4.9) 

Uma das coisas que eu mais gostava de fazer era ouvir meus avós contando como era a igreja deles no passado, lá em Minas Gerais. Mesmo depois eles deram muito exemplo de amor pela Palavra. Meu avô por parte de pai tinha 90 anos e morava no mesmo quintal que eu. Todo dia, de manhã ele pegava uma cadeira, punha do lado de fora da porta, sentava lá e ia ler a bíblia com seu sobretudo de lã e seu chapéu... rs. Meu avô por parte de mãe também tinha uma paixão pela bíblia que eu não me lembro de ter conhecido igual. Mesmo com 96 anos, ele ainda descobria coisas na Palavra de Deus e contava pra gente.

Com isso eu aprendi que nada substitui o ensino da palavra e as experiências com Deus que são passadas de geração em geração. Deus sabe dessa nossa necessidade, e foi por isso que Moisés instruiu o povo que não esquecesse das suas experiências com Deus, mas transmitisse isso às próximas gerações. A grande honra para os pais hebreus era a de transmitir a torá para os seus filhos.

As festas religiosas de um hebreu eram cheias de tempo com a família. Na páscoa, eles tinham que comer juntos e relembrar o que Deus havia feito por seu povo na saída do Egito. Na festa dos tabernáculos eles tinham que acampar com a família e relembrar como Deus havia os conduzido amorosamente pelo deserto. Era sempre assim, reuniam a família e lembravam de como Deus era grande e tem sido grande de geração em geração.

Sabe, não tenho a menor vontade de deixar o evangelho, isso não passa pela minha cabeça e nem nunca passou. Sei que além de estar deixando a minha fonte de vida, eu desapontaria meus pais e o legado de meus avós. Já vi Deus agir de forma tremenda não só na minha vida, mas através das histórias de lutas e vitórias que ouvia nos natais, viradas de ano, e almoços de domingo e quase toda hora que passávamos em família.

Por experiência própria eu quero te encorajar a Deuteronômio 4.9, porque tem coisas que não perdem o valor, mas serão exclusividade da tua família. E se você ainda não tem filhos e seus pais não são cristãos pra que você tenha essa abertura na tua casa, cuide da primeira parte do versículo: "Guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, afim de que jamais esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida."

Bora lá fazer diferença nessa geração, e na outra... e na outra... e na outra... rs


Que Deus nos abençoe! :)
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial