Qual o Teu Barco?

Por Sueli Viana



Eu curto as histórias de tempestades que a bíblia conta. Não, eu não sou louca e nem masoquista. Eu curto porque os ensinamentos que estão por trás delas são incríveis!
Hoje eu estava comparando duas grandes tempestades. Elas estão no livro de Jonas, e em Marcos 6:45-52. Em uma, Jonas estava num barco de fuga. Na outra, os discípulos estavam num cômodo barco de obediência. Em uma, Jonas foi lançado ao mar para a possível morte. Na outra, Pedro resolveu descer do barco por vontade própria, e tinha como objetivo viver. São muitas as semelhanças de ensinamentos que podemos tirar dessas duas passagens. Mas eu queria me ater a uma delas: Em ambas as histórias o lugar do cuidado de Deus era fora do barco.

Como assim?

Explico. Jonas recebeu o tratamento de Deus fora do barco, e Pedro teve possivelmente a maior experiência com Jesus depois da própria salvação ali também, fora do barco.
O barco não representa a igreja, antes que venham dizer que eu estou fazendo alusão a uma vida longe da comunidade. Não é isso. O barco de Jonas representa a própria vontade, e o barco dos discípulos representam o lugar de comodismo deles, sua falsa “segurança”.

É natural que a gente pegue um desses dois barcos na nossa vida. Às vezes achamos que a nossa própria vontade é perfeita! Mesmo tendo certeza que ela está indo contra a vontade de Deus descrita na Palavra dEle. Aí começa o enrosco. Precisamos passar pela tempestade pra que Deus nos salve da situação por pura misericórdia que Ele tem de nós.

Às vezes nós pegamos o outro barco. Somos obedientes mas não crescemos. Nos acomodamos no barquinho seguro. Eu não sei, cada caso é um caso, mas talvez esse barquinho aqui seja mais perigoso que o de Jonas. Porque Jonas assim que os olhos de todo mundo fitou nele, ele já sabia o que tinha acontecido e disse: “Eu desobedeci”. Mas e o tal barquinho da obediência? Dificilmente alguém obediente vai enxergar a própria condição pra dizer: “Eu me acomodei”... muitas vezes Deus precisa mandar uma tempestade mesmo na nossa obediência pra gente decidir sair do barco e ter experiências maiores e melhores.

Bom, eu já descobri em que barco estou, mas e você? Em qual barco está?


Boa quinta-feira!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial