Uma Nova Coroa

Por Sueli Viana



A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado! E por esse motivo o nosso coração desfalece, e os nossos olhos perdem o brilho. (Lamentações 5: 16-17)

Nem toda desgraça que acontece é por causa de pecados, eu quero deixar isso claro. Jesus também deixou isso claro, certa vez que seus discípulos foram perguntar pra ele porque Pilatos havia mandado matar alguns Galileus. Na resposta Jesus inclusive responde que não só estes Galileus, mas também algumas pessoas que sofreram um acidente na construção de uma torre em Israel não morreram porque eram pecadores, porque todos nós somos pecadores e precisamos de arrependimento, não só aqueles que estão passando por desgraças.

O povo de Israel havia feito uma péssima escolha. Deus disse pra que eles não se envolvessem com os deuses pagãos, porque cedo ou tarde essas nações que serviam a esses deuses os trairiam. Bom, foi o que aconteceu. Jeremias descreve tudo o que Israel passou no livro de Lamentações. Esse versículo 16 é bem interessante. Ele diz: “A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado!”

O pecado nos afasta de Deus e consequentemente nos afasta também de quem nós realmente somos. A palavra diz que nós somos criados a imagem e semelhança de Deus. Somos feitura dele, e rebanho do seu pastoreio. Somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa e propriedade exclusiva dele. Somos feitos santos para a Glória dele. E inúmeras outras passagens nos dizem quem somos nele.

Mas se pecamos, a coroa cai de nossa cabeça, nosso coração desfalece e nossos olhos perdem o brilho. Digamos que o pecado nos “desumaniza” e nos faz servir à natureza “animal” que está dentro de nós, que não anda em sabedoria, mas procura o imediatismo, e satisfazer os próprios instintos, até que isso seja feito passando por cima de qualquer pessoa. Se nos afastamos de Deus é como nos afastarmos do espelho que mostra a imagem dele em nós.

No livro de Apocalipse, aqueles 24 anciãos que representam o povo de Deus (nação de Israel – 12 tribos e Igreja de Jesus – 12 apóstolos) receberam de volta as suas coroas. Só que a atitude deles é completamente diferente. Eles não perdem a coroa, trocando ela pelo pecado. Eles prontamente ENTREGAM a sua coroa diante do cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Eles reconhecem que somente o sacrifício de Jesus pôde dar de novo ao seu povo a imagem e semelhança de Deus.

É o tempo de uma nova “coroação” nas nossas vidas. Eu não estou falando de algo místico e nem arrogante, e não acho que você deva sair por aí “rezando um mantra” pedindo pra Jesus te coroar, não é isso. Mas é momento de a gente se arrepender, saber que somos sim príncipes, tomar de volta a nossa coroa que caiu da nossa cabeça, mas rendendo o nosso principado a Jesus, que é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

Boa terça!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial