Paz que Surpreende

Por Sueli Viana



"Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los" (Mateus 5:1-2)
Certa vez eu ouvi de um pregador que da mesma forma como Moisés deu as leis do Reino de Deus para o povo no Monte Sinai, Jesus estava ensinando a respeito das leis de seu Reino ali, no Monte. Coincidência ou não, nós vemos uma tendência de Jesus em resumir as leis em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como Ele nos amou em todo o seu ministério.

Antigamente eu lia as bem-aventuranças sem entender direito o que estava por trás, e achava inclusive que quem seguisse o que Jesus sugeria era alguém besta, com sangue de barata. Também me passou pela cabeça que pra fazer parte desse Reino de Jesus precisaríamos ser meros sofredores. Nenhuma das duas situações refletem a verdade, porque nós vemos por exemplo o apóstolo Paulo se defendendo em muitas situações, e também nem todos aqueles que são sofredores estão fazendo parte do Reino de Jesus.

Jesus começou a ensinar os seus discípulos. Veja bem, esse discurso não foi pra multidão. Em mais de uma versão de tradução a bíblia nos diz que os discípulos se aproximaram de Jesus. Parece que ali eles tinham noção de que Jesus estava a ponto de ensinar, e tinham sede de aprender. Taí uma grande lição pra lermos não só as bem-aventuranças, mas toda a bíblia a ponto de aprender, precisamos observar o momento em que Jesus está disposto a nos ensinar as coisas do seu Reino e acalmar o nosso coração pra aprender dEle.

Quando lemos a bíblia com aquela sensação de que Deus está ao nosso lado, nossa visão óbvia das coisas fica pra trás. Só depois de orar e pedir direção pra Deus, ouvir uma série de pregações e estudos bíblicos eu entendi que Mateus 5 e 6 está intimamente ligado a outro texto, preste atenção:

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso." (Isaías 9: 6-7)

É verdade o que aquele pregador disse, naquele monte Jesus estava sim firmando o seu governo que seria diferente de tudo o que jamais se havia dito. Governo de Príncipe da Paz. E se nós, os seus súditos, obedecermos a sua Lei de surpreender o mundo com paz estaremos manifestando Jesus aqui. O mundo os via como sangue de barata, ou gente que gostava de sofrer, mas ali entre aqueles que observavam os discípulos de Jesus estavam também pessoas que viam neles um esforço pra viver em paz que era contagiante. Esses eram os que Deus chamava. Espero que Ele ainda chame muita gente que olhe pra nós e enxergue isso, um grande esforço pra surpreender o mundo com paz!

Que Deus nos abençoe!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial