Sobre os Amigos

Por Sueli Viana




“O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se.”
(Provérbios 12:26)

Você com certeza já ouviu aquele ditado “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Pois é... um belo ditado de vovó está na bíblia mas em outras palavras. Claro que a bíblia não nos dá aval pra rejeitar ninguém além do ímpio, você já percebeu isso? E ímpio também não é aquela pessoa que não tem a mesma religião que você, como alguns dizem por aí, mas sim, alguém que não tem o menor respeito por religião nenhuma e trata Deus como se Ele fosse alguém qualquer.

O dicionário web define ímpio como alguém que não tem piedade, desumano, cruel. E também relaciona esta palavra com a palavra “implacável”.

O ímpio é orgulhoso, arrogante, faz o que quer sem se importar com o preço que terá de pagar e menos ainda com as vítimas de seus caprichos, vive como se pra ele não existisse lei.
Presta atenção nesta última sentença (vivem como se pra eles não existisse lei). No juízo final, Jesus diz: “Apartai-vos de mim vós os que praticais a INIQUIDADE”. (Mateus 7:23) No texto original grego essa palavra “iniquidade” quer dizer “falta de leis”. Ou seja, poderíamos traduzir este texto também como “Afastem-se de mim vocês que vivem como se não existisse leis, regras, ou como se obediência não fosse preciso.”

Submissão é coisa de gente honesta. Muitas vezes as pessoas falam que mulheres devem ser submissas aos maridos. Parece que esse é o tema preferido das pregações para casais. (rs). E não está errado não, deve ser assim mesmo. Mas pouco se fala que o marido deve ser submisso às leis, ao governo, ao chefe, ao líder da igreja, ao líder do ministério, à palavra de Deus. E cada um desses deve ser submisso também a alguém.

Até o apóstolo? Sim. Até o apóstolo deve se submeter não só à palavra de Deus, mas também a outros líderes eclesiásticos. Paulo nos deu esse exemplo enquanto estava em seu ministério e foi tomar decisões. Não fez isso sem antes consultar os líderes da igreja em Jerusalém. (Atos 15:2)
O homem honesto procura gente honesta pra se relacionar. Ele vai querer construir a sua vida em terreno bom. Vai pegar conselhos de quem quer fazer as coisas certas. Ele sabe que a própria honestidade dele pode protegê-lo, não precisa esconder nada de ninguém, porque ele não tem “tramas”, tem projetos.

Então, escolha muito bem as amizades. Pode rejeitar o ímpio sim, a bíblia deixa fazer isso, e mais que isso, aconselha você a se cercar de pessoas honestas que vão te ensinar e incentivar a crescer. Tomara que consigamos!

Que Deus abençoe a tua semana!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial