Comer, Rezar e Amar

Por Sueli Viana



Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”. (Lucas 14:15)

Um banquete na época de Jesus era uma forma de ostentação. Quando você era convidado pra um significava que te achavam "parte da turma". Era como se você oferecesse na tua casa hoje em dia um jantar, e convidasse grandes nomes das igrejas evangélicas, políticos, artistas, somente a nata da sociedade. Quem recebia um "Óhhhhh" de admiração das pessoas que ouviam falar do banquete era quem realizava a festa, o anfitrião mandava um servo convidar as pessoas com antecedência, então no dia do banquete este servo ia de casa em casa buscando os convidados, fazendo uma anunciação quase que triunfal pra que toda a vizinhança percebesse: 1) quem era o grande anfitrião do banquete; 2) que aquele vizinho era alguém muito da elite social. Na casa o anfitrião servia a melhor comida e separava a mesa onde ele sentaria com os mais importantes da "nata", os outros convidados, cada um escolhia o seu lugar. Mas quanto mais perto do anfitrião, que era a estrela da vez, melhor.

Tem um outro detalhe: Os fariseus faziam isso pra ostentar, já sabemos. Mas como tudo pra eles tinha que ter cara de religião, o que eles comentavam é que esses banquetes eram uma espécie de "prévia" do banquete que Deus faria no céu, junto com os seus "melhores". Daí veio a observação do fariseu neste versículo destacado.

Jesus não fazia muito parte dessa nata não. Mas ele foi convidado pra esse banquete, provavelmente porque os fariseus queriam humilhá-lo (eles sempre tentavam fazer isso). Mas Jesus já começou "causando". Tenho pra mim que ele gostava muito de deixar os fariseus e mestres da lei sem resposta, porque eles eram sempre traiçoeiros e invejosos com Ele, então, sempre que podia, Jesus colocava alguma pergunta que faria aquela gente repensar a sua religiosidade. Depois você lê lá o que aconteceu. (Ref. Lucas 14) Enfim, chegou na grande observação do fariseu. Ele tinha certeza que seria chamado para o tal "banquete no Reino de Deus".

Como Jesus já sabia que pra estar no banquete eterno de Deus (que representa a salvação) alguns passos deveriam ser tomados, não deixou passar o tempo e de cara cortou o barato daquele fariseu contando a parábola que você vai ler agora na sua bíblia, porque é muito grande pra escrever aqui... (rs) - Ref. Lucas 14:16-24.

Uma coisa é certa: Os fariseus estavam preocupados com a ostentação, em manter a sua reputação, em manter a manipulação da religião... Seus banquetes mostravam sim um pouco disso. Mas Deus, representado na parábola pelo anfitrião quer ser bom, e que sua casa seja cheia de pessoas que jamais poderiam retribuir o convite. Nossas igrejas deveriam refletir esse momento de comunhão que teremos no céu muito mais do que os banquetes feitos por aquela gente.

Jesus também aproveitou pra falar com os fariseus. Eles entenderam muito bem o recado que Ele estava dando. Era como se Ele dissesse: "Olha, eu te convidei pro banquete, vocês que combinaram de boicotar o convite e ficam aí dando desculpinha esfarrapada. Saibam vocês que um dia o meu convite vai chegar aos lugares mais distantes e às pessoas que menos se acham dignas de minha salvação, e eu insistirei com eles até que eles se sintam realmente convidados, ou até constrangidos a receber o meu convite."

Esse é o coração do nosso Deus, o Senhor Jesus Cristo.

Você cabe nesse coração. O amor dEle nos constrange, diz a palavra.

Desejo que você aproveite muito este feriadão, mas nunca se esqueça de que o convite foi feito. Vai aceitar? Ou dar alguma desculpa esfarrapada?

Bom feriado! :)

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial