Eu Me Perdoo

Por Sueli Viana




Todos nós cometemos tolices, todos passamos vergonha, todos perdemos oportunidades, todos pecamos. A culpa faz com que aquele episódio fique sempre diante de nós. Há quem carregue culpa por situações que fogem ao próprio controle. Certa vez ouvi de um senhor que foi o único sobrevivente de um acidente de automóvel. Ele carregava uma culpa muito grande por ter sobrevivido enquanto os outros morreram. Quanta culpa existe na nossa alma depois do fim de um relacionamento, que não é uma situação unilateral. Os dois são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de tudo. Muitas mães se sentem culpadas pelos rumos que os filhos adultos andam tomando na vida. Também há quem carregue o peso da culpa por não ter chegado onde seus pais sonharam que chegasse. E há a culpa pelos maus caminhos que escolhemos também.

Veja, creio que Deus quer tratar disso conosco. Pra isso é preciso que o Espírito Santo nos instrua em alguns caminhos que espero que sejam libertadores. Você sente culpa por algo?

Em primeiro lugar, devemos ter muita cautela ao selecionar as coisas que podem ou não ser culpa nossa. Estamos em um mundo que não é infalível. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que mesmo assim deveríamos manter o bom ânimo, porque Ele venceu esse mundo. Há na bíblia a história de duas tragédias que preocupavam os discípulos de Jesus, justamente porque eles estavam tentando achar um culpado. Veja o que diz em Lucas 13.1-5: "Naquela ocasião, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com os sacrifícios deles. Jesus respondeu: Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.". Com isso Jesus estava ensinando aos seus discípulos que nem tudo é culpa nossa ou dos outros. Há situações onde não conseguiremos fazer nada pra mudar. Devemos colocar essas coisas nas mãos de Deus e descansar, tirar de nós o fardo da culpa, e reconhecer a nossa humanidade, sabendo que nem tudo está sob o nosso controle.

Há também pessoas que tentam colocar a culpa em nós. São pessoas que não são maduras o suficiente pra reconhecer que tiveram a sua parcela de erro, e por isso se "defendem" encontrando um culpado. Por saber que a nossa alma pode estar mais frágil, elas jogam a culpa de tudo em cima de nós. Você não precisa dar ouvidos ao que não é real. Tome o controle da tua mente e não deixe que entre nela culpa pelo que você não fez. Não é justo.

Passando pelo primeiro crivo, se nós descobrirmos que realmente foi culpa nossa, devemos entender que Deus nos perdoou assim que a nossa alma clamou por perdão. Isso é muito importante sabermos. Deus não joga o nosso pecado na nossa cara. Quem faz isso é o diabo. Por isso tome a posição de autoridade que você tem e ordene à satanás que se cale toda vez que a culpa por um pecado perdoado tentar entrar em teu coração. Toda vez que o assunto vier à tona na tua mente, repreenda-o, e declare em voz alta que você está perdoado por Jesus Cristo. Para aqueles que estão em Cristo não há condenação!

Fora isso, quando for o caso, mude! Se a culpa é nossa e somos pessoas maduras, vamos reconhecer que erramos, certo? Então precisamos mudar as nossas atitudes, pois elas podem estar nos boicotando sem percebermos, nos sabotando sem que nos demos conta. Acredite no perdão e comece a escrever com Deus uma história limpa, sem a auto sabotagem que vem da culpa. Erga a cabeça, pois pra isso o Senhor Jesus veio. Isaías 61 diz: "O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória."

Deus não nos criou para andarmos prostrados diante da culpa. Perdoe-se e se permita viver a plenitude do que Ele tem pra você. Ele te criou para só se prostrar diante dEle, e de mais nada!

Que Ele nos abençoe!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial