Será Que É Hora de Mudar?

Por Sueli Viana



Acho maravilhoso ter a bíblia como um manual de como viver! É deslumbrante encontrar nela respostas pra tudo! Já a alguns anos a minha vida vem mudando de algumas formas e eu procuro ficar antenada, captando os sinais ao meu redor, pra encontrar o melhor momento de prosseguir com as mudanças.

A nossa vida não é estática! Deus, mesmo tendo nos proporcionado as situações que vivemos hoje, quer que cresçamos tanto espiritualmente (devemos ter experiências maiores de vida e intimidade com Deus a cada ano que passa), quanto financeiramente, emocionalmente, fisicamente... todos nós estamos nesse processo que chamamos de vida.

Jacó estava até bem confortável. Estava longe do seu irmão, que era o seu maior perigo; estava casado, com filhos, servos; só enriquecendo; tinha tudo o que queria na casa de seu sogro. Mas olha o que o texto de Gênesis 31.4 e 5 nos diz: "Então Jacó mandou chamar Raquel e Lia para virem ao campo onde estavam os seus rebanhos, e lhes disse: 'Vejo que a atitude de seu pai para comigo não é mais a mesma, mas o Deus de meu pai tem estado comigo.'"

Você já viveu alguma situação onde parece que o tempo de vivê-la já se foi? Há determinados ciclos na nossa vida que se fecham, e isso é constantemente. Muitas vezes, quando insistimos em um trabalho, ministério, lugar ou posição, acabamos arrumando intrigas ao invés de acrescentar. Comodismo não nos leva ao crescimento, só nos faz definhar.

Mas Jacó não poderia simplesmente largar tudo! Ele seguiu os sinais. 

A bíblia mostra no decorrer da história de Jacó que ele fez um "pé de meia". Jacó já tinha planos de voltar em segurança pra sua terra desde que saiu de lá. Ele tinha noção de que tudo que vivia na casa de seu sogro era provisório. Então, ele se submeteu ao salário que seu sogro pagava e aguentou poucas e boas até que tivesse com o que partir dali. Não fez as coisas de qualquer jeito. E Deus o abençoou muito pra conseguir ficar rico o suficiente pra prosseguir.

Mais um detalhe: Jacó não insistiu em ficar mais um pouquinho quando percebeu a tensão ao seu redor. Seus cunhados e seu sogro já não o tratavam mais com alegria, nem amizade. Muitos olhares atravessados em direção a nós deve ser sim um motivo de colocarmos a situação diante de Deus pra saber se é o nosso tempo de mudar.

Em terceiro lugar, Jacó se submeteu à sua família. É interessante dizer isso aqui, porque muitos homens acham que vão ser subestimados como cabeça do lar quando se submetem à sua família. Isso não é verdade! A família em paz é um dos grandes sinais de Deus de que estamos no caminho certo. Meu pastor diz uma coisa interessante: Ele é o cabeça da sua casa. No entanto, sua mulher é uma pessoa cheia do Espírito Santo. Se Deus quiser usá-la pra alertá-lo de alguma coisa, ele ouvirá a voz de Deus, obedecerá a Deus, e continuará sendo o cabeça da sua casa. Se Raquel ou Lia dissessem que não deveriam sair dali, Jacó teria que proteger a sua família de problemas e divisões, ficando onde estava, ao invés de impôr a sua decisão. Isso é ser cabeça: ser protetor. Ele era um homem extremamente sábio pra entender que a sua descendência estava em jogo, não era um joguinho de poder entre ele e suas esposas. Um casal não deve tomar nenhuma atitude sem consultar um ao outro, e sem que haja paz entre ambos. "Andarão dois juntos se não estiverem em comum acordo?" (Amós 3.3)

Provavelmente você tenha reconhecido que sim, chegou a hora de mudar. Nenhuma mudança é fácil, e muitas vezes nos sentimos como em um barco a deriva. Mas mesmo assim, podemos confiar que o mesmo Deus que nos dá tantos sinais de que chegou a hora certa de caminhar, estará conosco até o final da jornada.

Grande abraço! 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial