Foi Deus quem Disse?

Por Sueli Viana



1 Tessalonicenses: 5. 20. não desprezeis as profecias, 21. mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; - Bíblia JFA Offline

Um dos grandes erros que cometemos na nossa caminhada cristã é o de não discernir as coisas. Discernir é separar o bom do ruim, como quando estamos escolhendo feijões para por pra cozinhar. Quando fazemos isso, primeiro retiramos as pedras, os feijões com bichos, e até aquele que parece estragado, pra que comendo, a gente não venha a passar mal.

Muitos crentes estão passando mal com as profecias que têm recebido porque tem medo de por a prova a profecia através do discernimento. Quando estudamos metodologia científica nós vemos que provar a gente consegue experimentando. Você ouve algo, mas só aceita se der certo. É assim que se julga uma profecia de acordo com a bíblia. O problema é que somos mais emocionais que racionais em se tratando de bíblia, e há quem ache que pensar muito é não crer, e usar o bom senso pra julgar algo é "apagar o Espírito". Mas se nós formos algumas linhas acima no texto de Paulo, veremos que esse versículo "não apagueis o Espírito" está na mesma linha de raciocínio desse outro que destacamos.

Paulo não está nos autorizando a julgar o profeta, mas está tentando nos fazer entender que todo profeta é humano, e pode estar insinuando algo que Deus não disse. Todo pregador, por mais velho que seja o seu ensino, pode ter errado feio. Nós que estamos no evangelho há mais tempo sabemos disso. Quantas doutrinas criadas há mais de mil anos não têm dado frutos, são vazias, e ao invés de fazer as pessoas crescerem no evangelho, a tornam acomodadas? Parece verdade, mas não funciona? É pedra e não feijão.

Isso no meio dos mais tradicionais, que aceitam doutrinas milenares sem por a prova, porque foram ensinadas pelos doutores da teologia, que sequer oram para preparar uma pregação. Mas no meio que acredita em revelações e atos proféticos a coisa tem sido muito pior. Tudo o que sai da boca do ungido não pode ser questionado.

Querido, quando Deus nos trouxe para o Seu Reino Ele não excluiu a nossa capacidade de raciocinar. Eu tenho visto tanta gente caindo em cada enrascada por confiar em profecias vazias, e atos proféticos soltos no auge da emoção, e depois vem perguntar: "Se Deus falou por que não aconteceu?".

Aprendamos a discernir o que Deus nos fala. Não é errado desconfiar do que ouvimos e por à prova aquela palavra antes de recebe-la como palavra de Deus. Não confie muito em profetas que te garantem que se você não tomar nenhuma atitude no auge da música e da emoção forte você estará perdendo a bênção de Deus. A Bíblia, que é a grande revelação, e a verdadeira palavra de Deus, nos garante que a bondade e misericórdia de Deus nos seguirão todos os dias da nossa vida, e que habitaremos na casa de Deus por dias sem fim.

Discernimento e sabedoria vêm de Deus para proteger a boa semente que caiu no nosso coração. 

Cuide dessa semente!

Boa quinta feira!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial